segunda-feira, 31 de março de 2014

Google Drive Leandro

A professora Sheila Amorim e os alunos do 8º A,  produzindo uma atividade no Google Drive.
Os alunos criaram uma conta no G-mail e aprenderam como produzir
um formulário ou um questionário no Drive.
assim, eles criaram um formulário com perguntas  do conteúdo estudado em matemática, responderam e enviaram para o E-mail da professora.     

Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, apresentado pela Google em 24 de abril de 2012. Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais. O Google Drive é considerado uma "evolução natural" do Google Docs (uma vez ativado substitui a URL docs.google.com por drive.google.com). Rumores sobre o Google Drive começaram a circular no início de março de 2006. Com o lançamento do Google Drive, o Google aumentou o espaço de armazenamento do Gmail para 15 GB.

Larissa Araújo e Camila Gonçalves

Oitavo A

Dados os números 8 ; 8,5 ; -8 ; raiz de -8

  •  

Dentre os números dados no exercício anterior , qual não representa número real ?

  •  

Marque a afirmação correta


Marque a afirmação correta:


Quais destes números são Naturais ?


Quais destes números são Inteiros ?


Quais destes não são Racionais ?


Quais destes Números são Irracionais ?


Qual esta errado ?



Projeto Copa do Mundo ( Alunos 6º Ano)



O que é Origami:

Origami é uma técnica japonesa, uma arte de dobrar papel, e existe há mais de um século, fazendo jus ao significado do termo, que é fazer dobras de papel, sem cortes e nem colas, para criar objetos e outros seres.

O origami usa vários tipos de dobras diferentes, e podem chegar de formas geométrias simples, a desenhos complexos, inclusive existem livros que ensinam as pessoas a fazer origami. Geralmente, o origami começa com um pedaço de papel quadrado, se for um papel colorido, ainda fica mais bonito e vistoso.
O origami é uma arte muito popular, bastante popular entre crianças, pois podem ser feitos bichinhos, brinquedos, e vários outros objetos, mas também com adultos, que estudam a arte para poder passar para seus filhos, sobrinhos, netos, e etc.
A técnica do origami é tão importante, que existem tópicos que envolvem a matemática, como por exemplo, para analisar se um objeto pode ser desdobrado depois de feito, fizeram estudos matemáticos para analisar as possibilidades.




quarta-feira, 26 de março de 2014

Trabalhando Células com alunos do 8º Ano










Atividade: 5990 - Cellcraft 

Descrição: Trata-se de um pequeno game que transforma a (massante para certas pessoas) experiência de aprender biologia celular em um interessante game de estratégia em tempo real.

O enredo do game coloca o jogador no papel de um cientista que deve desenvolver uma célula para combater um perigoso meteoro que ameaça a vida de todos os onitorrincos do planeta (esquisito? Não temas, você também é um!) e é contada através de animações e diálogos bem feitinhos durante as fases. Seu parceiro te dá dicas o tempo inteiro e o guia na importante tarefa de desenvolver sua célula.

Você começa praticamente do zero e a cada nível vai desenvolvendo um pouco. O interessante é que a cada componente descoberto é dada uma pequena introdução explicando sua função de maneira bem simples, Tipo “Mitocôndrias são uma espécie de usina de energia das células…” Se quiser saber mais informações sobre o componente, a interface do game conta com uma verdadeira enciclopédia (em inglês) sobre o assunto com fotos e descrições de cada uma das partes das células. Desde Parasite Eve (Playstation) que não achava a biologia celular tão interessante… Ah se minhas aulas de biologia fossem assim!

Você pode joga-lo aqui do browser, ou baixar o executável pra jogar offline no site oficial.

Fonte do texto acima: http://www.acidrain.com.br

Disponível nas áreas de: ciências biologia

Fonte (Acessa para saber mais): www.cellcraftgame.com

terça-feira, 11 de março de 2014

Projeto Soletrando


  1. Identificação do Projeto:
Projeto Soletrando
  1. Unidade de Origem:
O projeto foi elaborado pelo professor José Ricardo Barbosa Rodrigues, para ser implantado EMEF: ”IGNEZ MASAD COLA”.
  1. Coordenadora do Projeto:
José Ricardo Barbosa Rodrigues, professor idealizador e responsável pelo projeto.
  1. Local de realização:
O projeto será realizado EMEF: ”IGNEZ MASSAD COLA”, no turno matutino e vespertino .
  1. Publico-alvo:
Alunos do 6º e 7ª Ano) da EMEF: ”IGNEZ MASSAD COLA” Além de Professores e demais funcionário da instituição.
  1. Problematização:
Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2015.
Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
A reforma ortográfica foi realizada, mas, nossos alunos, ainda estão passando por dificuldades de adaptação a essa mudança.
Para amenizar esta problemática é indispensável que se crie alternativas para que os mesmos queiram aprender cada vez mais e aprendam com mais facilidade.
  1. Objetivos:
7.1- Geral:
- Estimular uma equipe de professores e alunos a participar do jogo, soletrando que acontece anualmente no Programa Caldeirão do Hulk.
7.2- Específicos:
- Ensinar a todos as novas regras propostas na reforma ortográfica;
- Incentivar a leitura de jornais, revistas, livros, dicionários, entre outros.
- Sensibilizar corpo docente e discente em sobre a importância de metodologias diferenciadas em todas as etapas de ensino.
  1. Justificativa:
A língua portuguesa esta passando por mudanças desde 2009, com essas alterações cresce a importância de estarmos sempre lendo e melhorando a nossa leitura, pois é muito mais fácil de adaptar as novas regras percebendo as mudanças quando estão inseridas em um texto.
Além de que, a leitura torna mais amplo nosso vocabulário e utilização de palavras diferenciadas.
Muito embora gere alguns aborrecimentos, a reforma ortográfica vem unificar e atualizar a língua portuguesa em todas as suas variações, o que é algo de enorme importância. A língua, esse recurso tantas vezes subvalorizado, é algo que de tão corriqueiro em nossas vidas por vezes passa despercebida, mas é a ferramenta mais importante que os seres humanos têm para estabelecer laços de comunicação e extrair o melhor de suas relações.
  1. Metodologia:
Dando início ao projeto serão escolhidos os padrinhos de cada equipe participante. Os padrinhos serão professores que apoiarão os alunos nessa caminhada rumo ao estrelato.
Para a formação das equipes de cada sala, serão escolhido três alunos por grupo, Todos contra todos e no final serão classificados três alunos por sala.
Após esta etapa, os três alunos classificados ira disputar contra os classificados de outra sala, restando apenas um grupo de três alunos por fim a competição se torna individual. Competirá um contra o outro em um sistema “mata-mata”, o campeão da escola será aquele aluno que não errar nenhuma palavra a ser soletrada na etapa final.
E assim teremos o mais novo campeão do Soletrando da EMEF “IGNEZ MASSAD COLA”.
Para a escolha das palavras será utilizado o aplicativo Soletrando, e cada aluno poderá ter “auxílios” como significado da palavra e utilização na frase, estes auxílios serão oferecidos pelo próprio software .
  1. Recursos:
Computador, Data Show, espaço físico para a competição,

  1. Autor: José Ricardo Barbosa Rodrigues – Bacharel em Tecnologia da Informação, com complementação pedagógica na disciplina de Matemática e Pós graduado em Informática na Educação. Professor da Rede Municipal desde 2007.