terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ESSA REPORTAGEM PODERIA SER DA PREFEITURA DE GUARAPARI ES


Sedu lança programa e promove partida de xadrez virtual entre alunos do ES e da Itália
24/02/2014 - 14:30

Os alunos rede pública estadual agora contam com mais uma estratégia pedagógica que fará parte do desenvolvimento curricular do ensino fundamental e médio. Foi lançado na manhã desta segunda-feira (24), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o projeto “Xadrez em Rede”. Trata-se de uma versão virtual da modalidade esportiva cujo objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades mentais que contribuam com o processo de aprendizagem e de interação social.

O projeto será implantado em 82 escolas de ensino fundamental e médio, beneficiando cerca de 70 mil estudantes em uma área de abrangência que inclui as 11 regionais do Espírito Santo. O xadrez, entre outras atribuições, contribui para treinar a atenção, concentração e recordação, além de estimular o desenvolvimento da capacidade de calcular e do raciocínio lógico. 
Segundo o secretário da Educação, Klinger Barbosa Alves, o projeto pode parecer singelo, mas tem uma importância muito grande para a formação de educacional do estudante. “Através destas atividades que envolvem a participação de torneios, os estudantes estabelecem vínculos e exercitam a comunicação entre eles mesmos e com outros estudantes do Brasil e até do mundo. Através deste intercâmbio, treinam-se idiomas como inglês e o espanhol, por exemplo. É uma atividade capaz de agregar de maneira positiva na formação do caráter e dos valores”, ressalta.



A estudante Edivania Schumach, que cursa o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Hermann Berger, em Santa Maria de Jetibá, participou do lançamento do “xadrez virtual” demonstrando o funcionamento da plataforma de jogos online e realizando, em tempo real, uma partida contra oponentes da Itália. “É muito interessante. A gente pode jogar com pessoas de qualquer parte do mundo. Acho que o xadrez vai contribuir bastante para que a gente aprenda a raciocinar e a realizar estratégias, exercitando a nossa criatividade e também a concentração, que são habilidades muito importantes”, comenta.

Para garantir a eficiência do projeto, 164 educadores, entre professores e pedagogos, vão passar por capacitação para que estejam aptos a desenvolver as atividades junto aos alunos. Eles deverão estimular a participação dos estudantes em torneios e competições, promovidas tanto presencialmente quanto utilizando o espaço virtual da Confederação Brasileira de Xadrez. Cada escola vai receber 20 kits com 32 peças e três relógios de xadrez. Os estudantes terão acesso às chaves virtuais (login e senha) para acessar computadores e praticar livremente contra oponentes do Brasil e do mundo, podendo participar de torneios livres e fechados.


                                         
 Projeto mostrado a Semed em 2013






EMEF “FRANCISCO ARAÚJO”








XADREZ ON-LINE






















GUARAPARI
2013
  1. Identificação do Projeto:
XADREZ ON-LINE
  1. Unidade de Origem:
O projeto foi elaborado pelo professor José Ricardo Barbosa Rodrigues, para ser implantado nas escolas municipais de Guarapari que ofereçam a modalidade EJA.
  1. Coordenador do Projeto:
José Ricardo Barbosa Rodrigues, professor idealizador e responsável pelo projeto.
  1. Local de realização:
O projeto será realizado nas escolas do município de Guarapari que ofereçam a modalidade de ensino EJA.
  1. Público-alvo:
As ações do Projeto Xadrez On-Line são voltadas para os alunos devidamente matriculados no 3º e 4º ciclos da EJA das escolas municipais.
  1. Previsão de Duração:
O projeto tem previsão de início no mês de julho e término no mês de dezembro do corrente ano.
  1. Periodicidade das atividades:
Os encontros serão realizados quinzenalmente nas aulas de informática, com culminância em um torneio on-line.
  1. Problematização:
O xadrez é um jogo que estímula a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente falando, o xadrez já faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países, quando pesquisado vemos que alunos que praticam esta modalidade tem uma melhora significativa em relação a memória, imaginação, concentração e inteligência.
Segundo GARRY KASPAROV “o xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação”.
Outras habilidades que são desenvolvidas com o jogo são: perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, dentre outros. Todo esse processo faz parte da “construção do indivíduo” e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.
O pedagogo suíço Charles Partos relata que o xadrez desenvolve:
1- A Atenção e a concentração;
2- O julgamento e o planejamento;
3- A imaginação e a antecipação;
4- A memória;
5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6- O espírito de decisão e a coragem;
7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8- A criatividade;
9- A inteligência;
10- A organização metódica do estudo e do interesse pelas línguas estrangeiras.
O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que
tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de
aproximação social e intelectual.” (GM J. R.Capablanca, ex-campeão
Mundial).
  1. Objetivos:
9.1- Geral:
Estimular o conhecimento dos alunos no jogo de xadrez, um jogo que desenvolve a capacidade de raciocínio dos praticantes, além de desenvolver a capacidade tecnológica dos mesmos devido a utilização da modalidade on-line.
9.2- Específicos:
- Aumentar o número de alunos praticantes do xadrez, justamente para ajudar na capacidade de raciocínio e criatividade de todos.
- Aumentar a responsabilidade, o respeito a atenção de todos os praticantes do projeto, buscando com as novas tecnológias um diferencial para incentivar os alunos de hoje, que são mais exigentes para com nossas aulas.
- Melhorar a interação dos alunos com a informática.
  1. Justificativa:
O xadrez é um jogo de desenvolvimento mental e psicológico que auxilia na formação cognitiva e do caráter do indivíduo. Vários projetos comprovam a eficácia na aprendizagem com a utilização do xadrez em sala de aula.
Com a implantação do Projeto Xadrez On-line conseguiremos ampliar as áreas de conhecimento de interesse do aluno, aumentando o rendimento do mesmo em outras disciplinas.
  1. Metodologia:
O Projeto Xadrez On-line será realizado quinzenalmente nas aulas de informática, nos horários estabelecidos pelas Unidades Escolares. Nestas aulas serão ensinados os fundamentos básicos do xadrez, jogadas e técnicas para melhorar o rendimento.
Como o projeto será realizado no laboratório de informática, além do aluno aprender o jogo, ainda desenvolverá sua capacidade tecnológica e ainda estimulará a sua capacidade de raciocínio.
No terceiro trimestre será realizado um interclasse, para que sejam selecionados os alunos de melhor desempenho, formando assim uma Equipe Escolar.
A culminância do projeto ocorrera ao final do terceiro trimestre com a participação dos alunos, das equipes escolares, em um Torneio On-line, que será promovido pelas escolas inseridas no projeto.
Nos dias da realização das aulas, contamos com a presença do Pedagogo Responsável pelo turno, assim como o incentivo e apoio dos Gestores das Unidades de Ensino nas quais estiverem sendo aplicado o projeto Xadrez on-line.


  1. Recursos:
Para a realização do projeto serão necessários os seguintes recursos:
- Humano: Professor coordenador do projeto, coordenadores tecnológicos das escolas participantes que lecionaram as aulas de xadrez.
- Material: Espaço físico (laboratório de informática), Data show, computador, cópias de materiais (quando necessário), medalhas, troféus.
  1. - Avaliação
A avaliação do projeto será realizada com a criação das equipes escolares.
  1. Bibliografia:
  1. Autor:
José Ricardo Barbosa Rodrigues – Bacharel em Tecnologia da Informação, com complementação pedagógica na disciplina de Matemática e Pós graduado em Informática na Educação. Professor da Rede Municipal desde 2007.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário